Pedro Peloso recebe prêmio internacional

Atualizado: 16 de abr.

O criador e diretor do projeto DoTS, Pedro Peloso, foi um dos cinco agraciados pelo prêmio “Individual Award in Field Biology”, concedido pela Maxwell/Hanrahan Foundation, da Califórnia, Estados Unidos. O prêmio é concedido todo ano a cinco indivíduos que realizam pesquisas na área da biologia e cujo trabalho envolva trabalho de campo.


Os escolhidos são indicados anonimamente por indivíduos convidados pela Fundação Maxwell/Hanrahan e posteriormente selecionados por um comitê formado por profissionais da área da biologia. A seleção é feita com base em critérios como a contribuição dos trabalhos do candidato para o desenvolvimento da biologia de campo, excelente histórico de pesquisas com resultados de alto nível, além de originalidade e demonstração de competência para realizar mais trabalhos inovadores na área.




Biologia de campo. Seja explorando novas áreas, encontrando novas espécies, ou realizando experimentos ecológicos, o biólogo que trabalha no campo está na linha de frente de muitas das descobertas científicas sobre a diversidade biológica do planeta. É, portanto, essencial reconhecer a importância e incentivar a continuidade do trabalho desses profissionais, que passam bastante tempo longe de suas casas, muitas vezes em condições adversas de acomodação e vulneráveis aos perigos e desafios de trabalhar em áreas naturais. A Maxwell/Hanrahan Foundation reconhece essa dificuldade, premiando biólogos dedicados ao trabalho de campo. Nesse ano, Pedro Peloso, que atua no estudo da diversidade, evolução e conservação de anfíbios e répteis foi um de cinco agraciados. Ele compartilha a honra com pesquisadores estrangeiros que estudam, entre outras coisas a evolução da comunicação em papagaios, a diversidade de orquídeas, cadeias alimentares no fundo dos oceanos, além da vida microbial em ambientes extremos. A diversidade de interesses dos premiados demonstra a importância do apoio ao trabalho desses biólogos. A Fundação decidiu financiar projetos na área da biologia de campo inspirada nas experiências e interesses dos seus fundadores, Delle Maxwell e Pat Hanrahan, ambos interessados em ciência e tecnologia, mas com uma grande paixão por ambientes naturais e compreensão pelas dificuldades associadas ao trabalho de campo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo